sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ÁLBUM DE FAMÍLIA

No aniversário de um dos filhos do saudoso Milton Passos, operador de máquinas do Cine Nazareth, no início dos anos 70, eis os convidados que conseguimos identificar: a partir da esquerda, a Ozana Belchior (sobrancelha espessa), próxima da senhora de óculos, irmã do Mundico Belchior; o carequinha é meu avô Raimundinho, pai do Milton; na porta, Rosângela Passos (minha irmã); No centro da mesa, ladeada por minha prima Carla Passos e pela Iolanda “Dadá” Belchior (irmã da Osana), está a “comportada” Alaila Resende, irmã da bandeirante Alvanira e, pasmem, a presença inusitada do apresentador Marcos Mion da MTV (rs rs)... Está parecendo o Pretestato... Das três últimas senhoras, à direita, as duas últimas são: Alaíde Passos, mãe deste blogueiro que vos “fala”, e a Franci, esposa do Milton e mãe do aniversariante Licínio - se não me trai a memória. A festa aconteceu na praça Bona Primo, próximo ao casarão do Major Onório. (Clique nas fotos para ampliá-las)

E atenção, atenção!!!
“Acabou de chegar de Teresina, pela empresa Valdemar Cavalcante, o envelope com as fotos do 7 de setembro, que tinha sido mandado para revelação na capital do Estado. Aqui em cima, vemos no comando do pelotão do Ginásio Santo Antônio a presença da garbosa capitã/aluna Lígia Sobrinho, irmã do Zé Mauro, filhos do casal José Sobrinho. Registramos também alguns desmaios nestes desfiles realizados quase no “pino do meio-dia” do refrescante mês de setembro”!
Fotos gentilmente cedidas pela Alaila Resende, direto de João Pessoa (PB), via torre da Embratel do Morro da Caiçara.
A seriedade da porta-bandeira do Ginásio, Lúcia Bona, deve ser por causa do desânimo estampado no rosto e na pose dos seus guarda-costas. Bitorocara inteira sabe que a filha do prof. Raimundinho sempre foi alegre mais da conta. É que nessas "paradas" os alunos saiam de casa com o cantar do galo e o desfile só começava alí pelas onze, quando o efeito do "café preto" da maioria deles já tinha perdido a "sustança". Os desmoronamentos faziam parte da exibição obrigatória imposta pelos governos militares. Ditadura.
Foto: MuseudoPaulo&Bitorocara+

23 comentários:

Anônimo disse...

A Ligia e a esposa do Josias Bona,o casal tem oito(8) filhos,Hilson Neto, Aurora, Socorro,Rebeca,Ferreira Neto,Raquel, Josias Lucas e Alberto. Eita casal para gostar de menios.

Francisco Macedo Junior disse...

Netto, tira-me uma dúvida...O verdadeiro nome bandeirante é Alvanira ou Alcionira?
Tu deixa a gente meio doido trocando os nomes...

João de Deus Netto disse...

Devo desculpas pelas repetidas vezes que troquei o nome da conterrânea e Bandeirante Alvanira, pelo de outra amiga e colega de trabalho durante anos no Rio de Janeiro.
Feito isso, Júnior, vamos à luta e não esqueça de ver estes anúncios que estão saindo agora no internacional Bitorocara.

Horácio Lima disse...

Mestre Netto sempre estimulando a alegria súbita de risos. Ali em frente ao GEValdivino Tito era o nosso pelotão de continência e ai daquele que não se apresentasse.

Custo acreditar o tempo decorrido, é rejuvenecer e revolver os fatos passados.

>O passado se lembra e não se planeja.
>O presente se vive e não se planeja.
>O futuro só Deus para saber o que se acontecerá (Paloma Stella).

Antonio - De Cuiabá disse...

Grande Netto (onde vc arrumou mais um "t"?): reminiscências como essa, principalmente do aniversário e do desfile de 7 de Setembro, mexem com a alma da gente. Lembro de quase todos os que vc mencionou, da sua família, na animada festa. Sua mãe foi amiga (além de vizinha, na Rua do Sol) de minha irmã mais velha, Francisca, que mora aqui em Cuiabá há quase quatro décadas (já é avó), e foi casada com um ex-sargento da PM de Campo Maior, por nome Manoel Teixeira.
Quanto ao desfile, eu mesmo fui "vítima", em várias oportunidades, do "solão quente" (como diziam nossos avós), quando estudava no Valdevino Tito, Leopoldo Pacheco, 13 de Março... E, por último, no glorioso Colégio Estadual.
A última vez que "penei" foi como militar do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, aqui em Cuiabá, em setembro de 1997. Para nunca mais (rs rs).
Esse Baú do Bitorocara vale ouro.
Abraços aos conterrâneos. Tô vendo que, logo logo, aportarei pela velha terra. É só entrar no blog para a saudade começar a bater...

zan disse...

Josias Bona com aquela cara de monge arrependido tem oito filhos? ô cabra macho...

Francisco Maceddo Júnior disse...

Netto, voce foi buscar essa foto realmente no fundo do baú...
O Licínio foi o menino mais danado que eu já na terra, inclusive mais do que eu...rsrsrs
Voce lembrou do Milton Passos, que foi o operador de máquinas do Cine Nazaré. Quando a gente tava assistindo um filme no Cine Nazaré e a fita quebrava, a turma começava a gritar..."Olha o carvão Milton"!!!....rsrsrsrs
Era uma pancadaria nas cadeiras...rsrsrs
Seu Zacarias entrava aos berros xingando todo mundo...kkkkkkk
Oh tempo maravilhoso

João de Deus Netto disse...

Quer dizer que meu primo Licínio, filho do tio Milton irmão da minha mãe, conseguiu superar seu "mestre" em matéria de terrorismo infantil?

Elvira Barrymore - BSB disse...

Estamos vendo então que a bonita Ligia sempre teve a sina de comandar um pelotão. Desde os tempos do Santo Antônio. Maridos, por favor, o fato de ter esposa bonita não tem nada a ver com proteger a tadinha amada com um barrigão o tempo todo. E depois, isso vai pesar mais no bolso do que a barriga da paciente esposa. Credo!
Deixa eu ir ali comprar uma caixa de "coador" feminino.

Francisco Maceddo Júnior disse...

Netto, que fim levou o Licínio?

zan disse...

Quando eu era menino tinha uma inveja mortal do Milton, o homem que ganhava pra assistir a filme (todos) e ainda cortava as fitas e ficava com um pedaço delas, segundo a versão dos mais velhos, que chingavam o Milton como se ele fosse juiz de futebol, quando a fita quebrava.

M Aurea disse...

Não sei se estou certa,mas parece que quem está no centro da foto perto da irmã da Alvanira,é Ceci Bastos casada com Zacariinha.

Pereba - do Almeida Neto disse...

Júnior o Licínio foi visto pela última vez com um mantulão nas costas nas montanhas do Afeganistão preguntando pelo endereço da caverna do Bin Laden. A dona Aura tem razão, é a Ceci Bastos casada com Zacatiinha e irmã do Carlos Alberto caga baxim.

zan disse...

Carlos Alberto Bastos numa roda no bar do Alberto me peita perguntando se eu sei quem é ele... Eu disse que ele eu não conhecia, mas um tal de Babalu que barbarizava nas peladas da AABB nos 70, esse eu sabia quem era... De vez em quando me param por ali pra me convidar pra beber... Quando insistem muito tomo um refrigerante... Os mais assíduos ali são Luis Lustosa, Edmundinho, Zacariinha, Ludmar e uma galera mais nova. O Alberto, quando quer beber, vem prum buteco aqui nas bordas da rodoviária...

zan disse...

Carlos Alberto Bastos numa roda no bar do Alberto me peita perguntando se eu sei quem é ele... Eu disse que ele eu não conhecia, mas um tal de Babalu que barbarizava nas peladas da AABB nos 70, esse eu sabia quem era... De vez em quando me param por ali pra me convidar pra beber... Quando insistem muito tomo um refrigerante... Os mais assíduos ali são Luis Lustosa, Edmundinho, Zacariinha, Ludmar e uma galera mais nova. O Alberto, quando quer beber, vem prum buteco aqui nas bordas da rodoviária...

Artur disse...

Mininu, si num é a Lussabona no retrato! Soube que ela deu até entrevista na "rádia" de Campo Maior no 7/9 e comentou com os espectadores sobre o fim dos desfiles cívicos. Deve estar com saudades da escolta e de ser porta-bandeira...

zan disse...

Ouvi aqui muitas explicações para a ausência do desfile de sete de setembro último, uma delas difícil de acreditar: faltou dinheiro pra consertar os tambores que a garotada bate acompanhando a marcha... A coisa tá feia mesmo...

Judilão disse...

Zan, manda a conta pra mim que eu pago...

zan disse...

O problema dos tambores do desfile de 7 de setembro não é exatamente comigo, Judilão, tu sabe com quem é... Fala direto com o homem.

Judilão disse...

Segunda eu vou passar na oficina do Oscarzim e vou deixar umas quirelas com ele pra ele te enviar e consertar os tarol...

zan disse...

Eu mereço...

C. Arruda disse...

Essa Ozana da sobrancelhona grossa do rosto bonito era muleca gos... bonita. As irmã do Brexó todas eram bonitas, só ele é que tinha cara de impaludismo misturado cezão e tracoma com remela nos zói.

zan disse...

C.Arruda, o Netto acha o Belchior parecido é com o grande escritor americano Ernest Hemigway, aquele que acertou a cabeça com uma carabina no comneço dos 60. As irmãs do cara, são senhoras respeitáveis e acho que não é o caso de qualquer comentário menos respeitoso neste espaço, mesmo porque o Belchior, com aquela cara de matador mexicano,arricas querer te pegar por aí pruma sessão de porradas, facilita não.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...