sábado, 14 de novembro de 2009

Ao Prof. ZEFERINO

Sou ROBERTO NAPOLEÃO IBIAPINA, um dos concludentes que aparece na relação de 1972. A sua primeira turma (1,2ª) (primeira segunda no ano-1969) você lecionou Matemática. Éramos aproximadamente quarenta alunos, todos masculinos, mas logo a turma se tornou composta(masculino e feminino)devido as saídas de vários colegas para outras cidades e as transferências de muitos para o recém inaugurado Colégio Estadual. Dentre os que saíram temos: Elmar Carvalho (juiz, poeta e escritor), Milanez (Físico), Jose Santos Ribeiro, Zé Candeia, Chicó; o amigo sensato, Luiz Augusto da Paz (filho de seu Severo da Paz), Sr. Cícero (barbeiro na época) e muitos outros.
A turma concludente de 1972, já composta, recebeu o nome da Professora Iracema Gomes. Homenageamos de forma especial a colega Margarida Melo.
Dentre as concludentes lembramos a Berenice (Beré), Bernadete (do seu João dos Couros), Maria das Graças, e a Natividade (ambas do internato do Patronato); a Marieminha Paz, Lúcia Andrade (do prof. Raimundinho Andrade), Francisca Cavalcante, Angélica Soares, Creuzinha Teixeira, Toinha, Aflitos Lustosa, e tantas outras.
Fica um apelo: que marcamos data para nos reunir.

Dos colegas da sua primeira turma, apenas onze ficaram no Ginásio Santo Antônio. Somos:
1) ANTÔNIO RUBENS MARTINS CAVALCANTE - MÉDICO(Cirurgião Geral), formado pela Universidade Federal do Ceará;
2) CARLOS HENRIQUE VIDAL DOS REIS - FUNCIONÁRIO GRADUADO da Caixa Econômica Federal;
3) EMILSON PEREIRA ARAÚJO - MEDICO(Cirurgião Geral) formado pela Universidade Federal de Pernambuco;
4) ELCIO LEITE ALVES - VETERINÁRIO formado pela Universidade Federal do Maranhão;
5) FCO. ROBERTO NAPOLEÃO IBIAPINA - MÉDICO(Traumatologista/Ortopedista) formado pela Universidade Federal do Piauí;
6) JOSÉ FCO DA SILVA PINTO - ADVOGADO e funcionário da CEF. formado pela Universidade Federal do Piauí;
7) LUIS EMÍDIO LIMA DE SOUSA - TÉCNICO AGRÍCOLA E FUNCIONÁRIO PUBLICO, formado pela Escola Agrícola Federal do Piauí;
8) PEDRO RODRIGUES SABÓIA - PECUARISTA E ECONOMISTA, formado pela Universidade Federal da Paraíba;
9) RAIMUNDO ALVES FILHO - MÉDICO(Gineco-obstetra), formado pela Universidade Federal do Ceará.
10) WALTER LEITE ALVES – MÉDICO (Cardiologista), formado pela Universidade do Ceará;
11) WILLAME ANTONIO FERREIA - NÃO TIVE INFORMAÇÕES DESTE COLEGA AMIGO, QUE AINDA COMPARTILHEI COM ELE O PRIMEIRO ANO CIENTÍFICO EM CAMPO MAIOR (ELE SEMPRE TIRAVA AS DÚVIDAS DE TODOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA.

16 comentários:

zan disse...

A minha insegurança como pessoa e como professor sem nenhuma qualificação que uns parcos conhecimentos de matemáticas adquiridos com os professores Raimundinho Andrade, Nonato Franco (foi meu professor num preparatório para o exame de admissão) e Arlindo Silva (no último ano do ginasial do colégio estadual, um tipo magro e meio desengonçado mas que vinha do Rio de Janeiro onde estudara Matemática na federal de lá, com quem mais tarde trabalharia no BB), me faziam ter a necessidade de inventar alguma coisa que me diferenciasse dos outros professores, todos pessoas muito sérias e meio autoritárias. Arrumava um jeito de ir jogar bola com esses meninos nos campos de pelada da baixa. Era um rapazinho muito magro e feio de pouco mais de 20 anos. Dessa turma do ginásio Santo Antonio, fui professor um ano,1969,há exatos quarenta anos agora, todos se lembram de mim com carinho. Nada além disso fiz para merecer tanto. Jogar futebol com alunos era naqueles tempos, uma ousadia a que nenhum professor se permitia.

José Miranda Filho disse...

Mas essa turma de vitoriosos só poderia mesmo se tornar uma realidade, porque, com um professor de Matemática como esse aí...! O ZAN já nasceu conhecendo a ciência dos números. Acredito que poderia ser perfeitamente aproveitado nos quadros docentes dos colégios particulares da cidade. Vejam essa possibilidade, senhores e senhoras proprietários(as) de escolas! Fazem a experiência e depois me informem o resultado.

Anônimo disse...

Deixe de modéstia, ZAN. Abstraindo a questão da feiura, você certamente teve sensibilidade para diminuir a distância então comum entre aluno e professor.

zan disse...

ZéMiranda, tou na maior ansiedade pra saber como é que funciona esse negócio de EAD da Ufpi, passei no vestibular pra estudar Filosofia no polo de Piripiri. Matemática foi um acidente na minha vida (na época havia uma carência muito grande professores de matemática na cidade, acho até que desaprendi (quando meus filhos estudavam no primeiro e segundo grau alguém teve a infeliz idéia de lhes dizer que eu tinha sido professor de matemática, acabou sossego, isso em Brasilia no século passado...) Gosto mesmo é de filosofia, história, essas baboseiras aí menos exata (já tou inscrito no vestibular de história da Uepi...), isso tem mais a ver comigo. Uma hora dessas volto a lecionar alguma coisa ai que não seja matemática...

zan disse...

A minha feiura é uma capítulo à parte. Desde que nasceu meu primeiro filho, as pessoas chegavam em casa e olhavam pro menino e diziam assim: tão bonitinho, é a cara do pai... Agora, quando olham pra foto dos meus filhos adultos uns amigos dizem que são muito bonitos e outros que são muito parecidos comigo... Eu digo sem modéstia, que se Deus, além da genialidade que me deu, ainda me tivesse feito bonito, era covardia com o resto da humanidade... Arrasei!!!

Elvira Barrymore disse...

Com certeza, ARRASOU GERAL! Boa ZAN!!!!
Deixa eu ir ali na janela do meu 6º andar, gritar pra todos ouvirem que o Zan tripudiou em riba da periferia.

zan disse...

Fala baixo, Elvira... tem uma patrulha aí querendo minha cabeça por essas e outras...

Mafuá disse...

Zan, esse cara da foto que tá entre a LÚCIA e a BERNADETE não será o tal de judilão?
Eu estou quase certo que seja ele.

Elaine disse...

Esse bendito entre as mulheres é o o Luis Emídio irmão do fotógrafo Quaresminha e que morava de quina com o ginásio Santo Antonio, atual Intelectus

Mafuá disse...

EU CONTINUO ACHANDO QUE É O ABESTADO DO JUDILÃO...

JOÃO PEREIRA disse...

Acho que o cara da foto é o Roberto, filho da D. Walmira Napoleão.
O fato de o ZAN ser desabonitado não o desmerece como professor, mas foi o próprio quem fez questão de registrar que naquela época era magro de feio. Faz tempo que não o vejo, não sei se engordou, mas pelas fotos postadas aqui, pode-se dizer que conseguiu preservar o outro adjetivo.

roberto disse...

Caro João Pereira, sou realmente Roberto, filho de Dona Valmira, mas não estou nas fotos. Vc é o Pereirinha? amigo e defensor de Marcilio Andrade nas peladas nocampo de Ginásio.
Concordo com o comentário anônimo
Deixe de modéstia prof. ZAN, pois de muitos valeram seus ensinamentos matemáticos.

Simão Pedro disse...

Meu Deus a quanto tempo não houvia falar no Roberto;fui seu vizinho bem próximo,este cara me aperreava muito,mas era infinitamente maior que eu,o jeito era choramingar.Mas já passou Roberto, um abraço pra você.

lusmarina milanez paixao disse...

Roberto,
achei ótimo encontrá-lo aqui e como o Bitorocara funciona também como "msn" e "orkut" vou mandar meu recado...voce sabe se já providenciaram uma foto da Biinha para a biblioteca de C.Maior? em 2003 o rapaz que cuidava da mesma pediu-me essa fotografia pois muitos estudantes de História da UFPI faziam pesquisas e cobravam não ter fotos dela. Falei com Angélica e Juarez mas não sei o que conseguiram. Passo a 'bola" para voce.
Abraços,
Lusmarina

Anônimo disse...

Que o coivarense Judilão não venha reeditar a novela dos ratinhos...

Ana Lucia disse...

A Elaine tem razão, o rapaz é mesmo o Luis Emídio, irmão da Cristina e Fátima Quaresma, e do Quaresminha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...